Entre os dias 14 e 17 de agosto, em Recife/ PE, participaram do 7º Fórum nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, a equipe de Rio do Fogo/RN, formada por Joária Araújo(sec. de Educação), Eliude Gomes (Sec. Adj. da Educação), e o técnico Edvar França. O Fórum teve o objetivo de discutir o direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem. É para debater este e outros temas ligados à oferta do ensino e à implementação de políticas educacionais do país.

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento contou com 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como financiamento da educação, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), formação do professor e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, além de políticas e programas para garantir o direito à educação.

Realizado em um ano de intensos debates e de desafios para a elaboração dos currículos, que trarão impactos diretos ao processo pedagógico, o encontro foi um marco, ainda, para debater as mudanças que deverão ocorrer na política de formação de professores.

Organizada em conferências, mesas-redondas, oficinas temáticas, a sétima edição do Fórum também proporcionou visitas dos participantes a salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, Sase, SEB, Secadi, Capes, Ministério da Saúde – MS), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, UNICEF e Uncme) e a estandes de empresas expositoras.

Serviço
7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx)
Data: 14 e 17 de agosto de 2018
Local: Centro de Convenções de Pernambuco