Foi realizado nos dias 06 e 07 de dezembro. O evento foi organizado pela Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA) em parceria com a Prefeitura de Rio do Fogo e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAD). Estiveram presentes o prefeito Laerte, vários secretários e vereadores, além de representantes das mais renomadas universidades do Brasil, como: UFRN, UFRJ, UFPB, UFERSA dentre outras. Também se fizeram presentes as principais envolvidas nesse processo das macroalgas: as maricultoras, representando suas respectivas associações, tais quais: a AMAR (Associação de Maricultoras de Rio do Fogo); a AMBAP (Associação das Maricultoras de Pitangui) e também as maricultoras de Icapuí-CE. Durante o evento foi ressaltado a importância das macroalgas para o desenvolvimento econômico do município.